História
  Como Chegar
  Localização
  Fotos da Cidade
  Turismo
  Mapas
  Alimentos
  Assist. Técnica
  Comércio
  Cultura e Lazer
  Educação
  Esportes
  Hotéis
  Imobiliárias
  Informática
  Profissionais
  Restaurante
  Saúde
  Utilidade Pública
  Veículos 
  Notícias
  Previsão do Tempo
  Download
  Classificados
  Agências Bancárias
  Hospitais
  Telefones Úteis
  NET4YOU
  Publicidade
  Fale Conosco



01/05/2004 - Ponta Grossa atinge meta e confirma 2.º turno


Ponta Grossa – O número de eleitores de Ponta Grossa passou ontem de 200 mil, credenciando a cidade a realizar segundo turno nas eleições de outubro. Para não desmotivar a população, os organizadores da campanha “Ponta Grossa 200 Mil” ainda não comemoram a marca de 200.157 eleitores, atingida às 17 horas de ontem, uma vez que o prazo só expira em 5 de maio. No entanto, para o diretor do Fórum Eleitoral, o juiz Fábio Leite, “as chances de Ponta Grossa ter 2.º turno são de 99,9%”. No Paraná, Curitiba, Londrina e Maringá já realizam duas votações.

O título que fez Ponta Grossa chegar a 200 mil eleitores pertence à dona de casa Cláudia Maura de Souza, moradora do bairro Olarias, que residia em Imbituva e transferiu seu título às 15 h de ontem. Ela vai receber uma placa de homenagem do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Moacir Guimarães.

A solenidade está sendo programada para quarta-feira, antes da proclamação do resultado. A contagem que era feita através de um placar, também já foi interrompida. O equipamento parou no número 200.100. “Nos últimos dez anos, Ponta Grossa perdeu cerca de 1% do eleitorado. Este percentual foi superado com folga pelos novos títulos. Se esta tendência se mantiver, haverá segundo turno com certeza”, afirmou o juiz Fábio Leite. Ele arrisca um palpite: “Ponta Grossa vai atingir entre 203 e 204 mil eleitores”.

Na última semana, a sala de recepção do Fórum Eleitoral ficou lotada. Foram atendidas até 700 pessoas num mesmo dia. A campanha continua até dia 5 de maio. A população poderá transferir e confeccionar novos títulos normalmente durante este final de semana. Hoje, feriado, os coordenadores vão abordar participantes das comemorações do Dia do Trabalho.

Para o coordenador da campanha, Alcy Marochi, “Ponta Grossa precisa chegar a 202 mil eleitores para não correr o risco de ficar com apenas um turno”. Ele defende que o 2º turno é mais democrático, uma vez que o candidato a prefeito, governador ou presidente é escolhido por mais da metade dos votantes. Além disso, em sua avaliação, os colégios eleitorais mais numerosos têm maior influência diante dos governos estadual e federal.

Os partidos políticos e os prováveis candidatos às eleições de outubro mantiveram-se afastados da campanha “Ponta Grossa 200 Mil”. Apesar de a maioria ter manifestado apoio à iniciativa, a Associação Comercial e Industrial (ACIPG) assumiu a coordenação do projeto, para mobilizar eleitores de opiniões conflitantes. Depois da declaração de apoio da Justiça Eleitoral, há cerca de dois meses, o número de títulos cresceu expressivamente. Esta é a segunda vez que Ponta Grossa tenta alcançar a marca de 200 mil eleitores.

Fonte: Gazeta do Povo
[ Voltar ]




Sociedade Beneficente São Mateus




Copyright © 2004 NET4YOU. Todos os direitos reservados.