História
  Como Chegar
  Localização
  Fotos da Cidade
  Turismo
  Mapas
  Alimentos
  Assist. Técnica
  Comércio
  Cultura e Lazer
  Educação
  Esportes
  Hotéis
  Imobiliárias
  Informática
  Profissionais
  Restaurante
  Saúde
  Utilidade Pública
  Veículos 
  Notícias
  Previsão do Tempo
  Download
  Classificados
  Agências Bancárias
  Hospitais
  Telefones Úteis
  NET4YOU
  Publicidade
  Fale Conosco



15/02/2005 - PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil


Visa o combate do trabalho infantil, penoso, insalubre e degradante. É um Programa do Governo Federal, executado em nosso município através da Prefeitura Municipal e Núcleo de Ação Social pela Srª. Secretária Vera Zampier Ulbrich, tendo como Coordenadora Maria Hilda Crevelin Nadolny, Assistente Social Fernanda Garcia Sardanha, uma estagiária em Pedagogia e 10 Educadoras Sociais.

O PETI, iniciou em São Mateus do Sul, em julho de 2000, atende 155 crianças de 03 Núcleos de Jornada ampliada, sendo estas instaladas no Centro do município, na rua 13 de Maio s/nº, atendendo crianças das localidades do Taquaral do Bugre, Faxinal dos Ilhéus, Mourão, Papua, Estiva dos Vidal, Lageadinho, Vargem Grande, Tesoura e das Vilas e na comunidade do Caitá e Pontilhão.

A jornada ampliada é desenvolvida através de ações sócio-educativas complementares á escola, e também atividades artísticas e culturais, como: teatro, dança, capoeira, artesanato, atividades esportivas e curso de informática, procurando apoiar a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, fortalecendo sua auto-estima, em estreita relação com a família, à escola e a comunidade.

No PETI semanalmente são realizadas ações sócio-educativas, voltadas às famílias através do Clube de Mães com palestras sobre saúde, cidadania, meio ambiente, educação, auto-estima e geração de renda, através de profissionais da Prefeitura e pessoas voluntárias.

O município de São Mateus do Sul apresenta atividades direcionadas a colheita de batata, plantio de fumo, feijão e carvoaria, nas quais as crianças/adolescentes trabalham como diaristas, pelo trabalho infantil ser considerado ágil e de mão de obra barata, e o Programa proporciona atendimento a estas crianças/adolescentes inserindo-os no sistema educacional e retirando-os do trabalho e oferecendo através da jornada ampliada, ações sócio-educativas, culturais, artísticas e esportivas, visando a ampliação do universo de conhecimento das mesmas.

A Bolsa Criança Cidadã vem como uma complementação financeira concedida às famílias mensalmente, desde que a mesma responsabilize-se em retirar a criança/adolescente do trabalho e mantê-los na escola e na jornada ampliada.

E para que a família receba o benefício é necessário que a criança/adolescente incluída, apresente freqüência mínima mensal de 75% tanto na escola como na jornada ampliada.

Os recursos da Bolsa Cidadã PETI é no valor de R$ 25,00 reais por criança/adolescente, a qual é repassada integralmente às famílias que comprovem a guarda e responsabilidade dos mesmos. O Programa possibilita uma nova perspectiva de vida para as famílias e suas crianças e adolescentes, tendo também importante impacto no sistema educacional e cultural dos mesmos.

Fonte: prefeitura Municipal de São Mateus do Sul
[ Voltar ]




Sociedade Beneficente São Mateus




Copyright © 2004 NET4YOU. Todos os direitos reservados.