História
  Como Chegar
  Localização
  Fotos da Cidade
  Turismo
  Mapas
  Alimentos
  Assist. Técnica
  Comércio
  Cultura e Lazer
  Educação
  Esportes
  Hotéis
  Imobiliárias
  Informática
  Profissionais
  Restaurante
  Saúde
  Utilidade Pública
  Veículos 
  Notícias
  Previsão do Tempo
  Download
  Classificados
  Agências Bancárias
  Hospitais
  Telefones Úteis
  NET4YOU
  Publicidade
  Fale Conosco



08/12/2004 - München recebeu mais de 109 mil pagantes


No total, festa do chope escuro teve presença de mais de 147 mil pessoas


Realizada pelas empresas Adega Imperial, MM Mercadomóveis e Supermercados Tozetto, a XV Münchenfest recebeu um público de 147.158 pessoas, sendo 109.992 pagantes (68.195 meia-entrada para estudantes e 41.797 inteira para público em geral). Foram registradas as presenças de 13.223 crianças e portadores de necessidades especiais (não passavam pelas catracas, mas recebiam credenciais de identificação), e de 17.607 convidados (imprensa, serviço e autoridades). Foram distribuídos ainda 6.336 convites, sendo para motoristas e guias de agências de viagens, candidatas à rainha, camarotes, blocos que desfilaram, bandas locais e Prefeitura. Este ano, a maior festa do chope escuro do Paraná aconteceu de 26 de novembro a 5 de dezembro, no Centro de Eventos de Ponta Grossa. "Esta München aconteceu conforme o que as três empresas haviam planejado. Conseguimos atingir o nosso objetivo que era realizar uma grande festa com segurança, diversificação de shows, respeito ao público pagante e com a presença de famílias", afirma Márcio Pauliki, um dos realizadores da München 2004.

Segundo ele, a diversificação dos shows contribuiu para que o público se fizesse presente todas as noites. "As pessoas que foram para assistir aos shows o fizeram com conforto e segurança, já que a programação era dirigida aos mais variados públicos", explica. Um levantamento mostra que entre 20% e 30% das pessoas que compareceram foram todas as noites.

Quanto ao respeito aos pagantes, Márcio observa que este ano o número de convidados estava restrito. "Isto demonstra respeito àquelas pessoas que pagam para se divertir e ter acesso a shows de excelente qualidade", fala. Sobre as famílias estarem presentes, ele diz que este era um dos principais pontos da festa. "Com a grade de shows conseguimos fazer com que os pais acompanhassem os seus filhos e vice-versa. Nesta edição, retomamos também o chope característico do evento, bem como a decoração toda artesanal. Estes são pontos que marcam a festa", diz.

O empresário lembra ainda da privacidade que tiveram as pessoas que compraram camarotes. "Quando se adquire um camarote, se exige privacidade. Desta forma, procuramos seguir as orientações das pessoas que adquiriram os camarotes e restringimos o acesso aos mesmos. Só entrou quem comprou e seus respectivos convidados", comenta.

A coordenação da XV München acredita ter contribuído para a retomada do ciclo de crescimento sustentável da festa. "Houve alguns comentários sobre o valor de R$ 10 do ingresso, mas é importante salientar que foi respeitado o direito dos estudantes de pagar meia-entrada. Os estudantes representam 62% do total de pagantes. Isto mostra, que diante dos investimentos que foram feitos na festa se torna inviável realizar um evento como este cobrando um valor menor", diz Pauliki.

Sobre o volume de chope Brahma comercializado durante os 10 dias de festa, a organização revela que foram 116.750 litros. A previsão inicial apontava para um consumo de aproximadamente 120 mil litros da bebida. "Temos que lembrar que tanto o público quanto à venda de chope ficaram um pouco abaixo do previsto diante dos dias chuvosos. No primeiro final de semana (sábado e domingo) a chuva aconteceu no período da tarde quando os portões eram abertos às 14 horas. Já no último domingo, a chuva ocorreu no início da noite fazendo com que muitas pessoas desistissem de comparecer à festa", esclarece. Apesar do volume de chope comercializado e do grande número de pessoas que compareceram à festa, a Polícia Militar registrou apenas 16 ocorrências. "Foi uma das München mais tranqüilas dos últimos anos", analisa o tenente Saulo, que esteve ao lado do tenente Edmauro Assunção comandando o batalhão. "O policiamento durante o evento foi considerado satisfatório, o que trouxe um nível de segurança necessário à população que aproveitou a festa sem preocupação", observa Edemauro. Ele ressalta que "a quantidade e qualidade do efetivo empregado pela Policia Militar, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito foram suficientes para cumprir com êxito a missão de trazer a segurança necessária para o bom andamento do evento. As ocorrências registradas não foram de natureza grave, apenas ocorrências normais, dentro da peculiaridade da festa".


Sucesso

O sucesso da XV Münchenfest é confirmado pelos empresários que atuaram na praça de alimentação. Participando pela 13ª vez da München, a comerciante Sueli Pereira dos Santos, responsável pela Pit Stop Lanches, afirma ter obtido um bom lucro nesta edição da festa. Numa única noite, ela conta que conseguiu vender 1.300 lanches. "Esta München foi muito boa. Diferente de algumas edições onde o movimento foi fraco, nesta conseguimos lucrar", garante. Outro ponto positivo na sua avaliação é o contato com as empresas realizadoras. "Este ano foi mais fácil conseguir contato para instalar a barraca na praça de alimentação", revela Sueli, que administrou 9 pontos gastronômicos.

Para o pipoqueiro Luís Carlos Ribeiro da Cruz, a München 2004 também lhe trouxe saldo positivo. Presente há cinco anos na festa, ele revela ter conseguido vender em uma só noite 700 pacotes de pipoca. "Valeu a pena ter participado", comemora.

Vera Lúcia Macedo, proprietária do Tony’s Lanches, diz que o movimento foi

muito bom na noite de quarta-feira (show de Bruno e Marrone) e do último sábado (Daniel). "Nos outros dias não foi muito forte, mas com o que a empresa vendeu não ficou no vermelho", garante. Em apenas uma noite, a empresa conseguiu vender 980 lanches. A doceria Doces Tio Chico, também registrou um volume de vendas considerável durante a festa. José Francisco Franco, proprietário, pretende participar da próxima edição da München, assim como os outros comerciantes.


Comércio

A XV Münchenfest contribui também com o comércio de Ponta Grossa. De acordo com a diretora de Marketing do Shopping Palladium, Maura Muller, a festa atraiu pessoas de outras cidades, consumidores que acabaram passando pela praça de alimentação do shopping e comprando nas lojas. "Durante a München, registramos um crescimento nas vendas e no fluxo de pessoas. A festa trouxe um saldo positivo para o comércio", afirma.


Festa

Este ano, as empresas organizadoras optaram por realizar a divulgação de forma bastante antecipada. Isto garantiu a vinda de visitantes das mais variadas cidades brasileiras. No estacionamento, era possível conferir ônibus de excursão de diversos municípios paranaenses e ainda de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A movimentação foi percebida também nas praças de pedágio.

A organização da XV Münchenfest agradece o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Rodonorte. Também aos patrocinadores: TIM, Brahma, Batavo, RPC, Sundown e Mundi FM.
[ Voltar ]




Sociedade Beneficente São Mateus




Copyright © 2004 NET4YOU. Todos os direitos reservados.